Aqui ficam algumas dicas para que depois das festas não fique aquela culpa terrível do “comi demais” e “devo ter engordado”. É possível aproveitar as iguarias da época natalícia sem cometer excessos.
Antes do jantar ou do almoço de Natal, faça um snack meia-hora antes, como uma peça de fruta por exemplo, para não ir para a mesa “cheio de fome!”
No momento de se servir, esteja presente no momento e faça-o com consciência!
Sirva-se apenas uma vez com pequenas porções das opções disponíveis! Faça o seu prato uma única vez! Assim terá noção da quantidade de comida que está a ingerir. Não se sirva com gula.
Não repita porque “está muito bom”! Esta é a fome da gulodice.
Se beber vinho, tenha presente também um copo com água. Se beber refrigerantes, sirva-se uma vez e tenha também o copo da água, assim não vai abusar das outras bebidas.
Na hora das sobremesas, faça o mesmo que à refeição: monte um prato com pequenas porções daquilo que realmente lhe apetece comer e faça-o apenas uma vez. Assim tem noção da quantidade que come.
Cuidado com os frutos secos (nozes, avelãs…), frutas secas (tâmaras, figos, passas…) e mais ainda, com a fruta cristalizada. Sirva também num pequeno prato e não petisque!
Aprecie o momento com a sua família e também os alimentos que está a ingerir!
Mastigue devagar e deguste com prazer e consciência as iguarias!
Feliz Natal!
0 comentários