Quantos dos nossos comportamentos sociais estão associados à comida?
Se encontramos alguém “vamos fazer um jantar”, se existe uma celebração “vamos almoçar ou jantar juntos”, se há um jogo de futebol importante “vamos ver o jogo e petiscar”, se vamos ao cinema” vamos comer pipocas” se vamos à praia ou piquenique “vamos levar uns snacks salgados e comer umas bolinhas de berlim”, entre outras situações semelhantes.
Comer transforma-se muitas vezes, num acto social ao invés da sua verdadeira função que é Alimentarmo-nos. Somos levados quase que inconscientemente para este acto social, e nem nos apercebemos que ao longo do dia entre as 3 refeições principais, comemos 5 ou 6 vezes comida apetecível ao palato (e muitas vezes aos olhos), mas inadequada ao organismo. O mais flagrante de tudo, é que nem sequer tínhamos fome!
O mesmo se sucede com o que bebemos. Não ficamos com a satisfação daquela cervejinha ou daquele copinho de vinho e, socialmente, ficam aglomerados de garrafas em cima da mesa!
Este será o primeiro passo para o despertar de uma alimentação consciente. Pensar NO QUE se come, QUANDO se come e COMO se come, e em alguns casos, no que se BEBE!
0 comentários